top of page

Como a prática do Mindfulness pode te ajudar?

Quantas vezes você já sentiu que estava realizando tarefas no automático ou então divagando constantemente?


O Mindfulness, também conhecido como “atenção plena”, é uma técnica que pode melhorar seu foco no momento presente e ajudar a se concentrar no aqui e agora. Essas técnicas consistem em diferentes exercícios, como o de meditação com o objetivo de alcançar a atenção plena através da percepção de sensações, sentimentos e do ambiente, sem que o passado ou o futuro te afetem.


Alguns benefícios do Mindfulness:

1) Como a atenção é focada no presente, a prática diminui os pensamentos automáticos e negativos.

2) Quando os níveis de estresse vinculado a um sofrimento aumentam, os praticantes de Mindfulness tendem a interpretar o evento de maneira mais realista, diminuindo a sobrecarga emocional

3) Melhora as relações interpessoais e o autocontrole das emoções, já que os praticantes conseguem identificar o que pode estar causando desconforto ou sofrimento e conseguem regular suas emoções de forma menos defensiva.

4) Aumentam o foco.

5) Melhora a qualidade de vida, já que essa prática contribui para a diminuição do estresse e de sintomas da ansiedade e depressão.

 

Autora:

Nathalia Sampaio - IG @nahpsicologia

Estagiária do Carreira Psi

Nossa Psi em Desenvolvimento está no 6º período da graduação em Psicologia da IBMR/RJ e seu interesse de estudo é nos temas de Transtorno de Ansiedade e Depressão.





 

REFERÊNCIAS:

ALMEIDA, L. S.; ROCHA, G. S. da; SILVA, J. C. The importance of mindfulness practice as a tool to reduce anxiety and depression symptoms in the context of the covid-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 15, p. e545101523559, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i15.23559. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23559. Acesso em: 11 oct. 2022.


PINHEIRO, D.; RODRIGUES, M. Os Benefícios do Mindfulness para um envelhecimento saudável e sustentável . JIM - Jornal de Investigação Médica , [S. l.], v. 2, n. 2, p. 036–052, 2021. DOI: 10.29073/jim.v2i2.426. Disponível em: https://revistas.ponteditora.org/index.php/jim/article/view/426. Acesso em: 11 out. 2022.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page