top of page

Diferença entre Identidade de Gênero e Orientação Sexual


Existem muitas dificuldades de compreensão quando o assunto é a diferença entre Identidade de Gênero e Orientação Sexual. Conforme os anos vão se passando e estudos são feitos, as áreas vão encontrando um consenso sobre cada termo visando a inclusão e o respeito. A identidade de gênero é a maneira que o indivíduo vivencia o gênero de forma social e subjetiva, podendo ou não ser o gênero compatível com o sexo designado no nascimento. As formas de expressão de identidade de gênero mais comuns são as transgêneras, travestis e cisgeneridade.


A identidade Cisgênera é o indivíduo que se identifica e expressa com o gênero compatível com o designado em seu nascimento. Ex: A criança ao nascer foi identificada como menina e no decorrer da sua vida seguiu se expressando com o gênero feminino.

Transgênero é o indivíduo que não se identifica com o gênero designado em seu nascimento. Ex: A criança ao nascer foi identificada como menina e no decorrer da sua vida se expressa com o gênero masculino, sendo esse um homem trans. Ou então nasceu um menino e se expressa com o gênero feminino, sendo então uma mulher trans.


Já a identidade Travesti é a que as pessoas têm mais dificuldade de compreender, a travesti se entende necessariamente como homem ou mulher (identidade binária), porém no tratamento são sempre pronomes femininos (ELA/DELA).


A não-binariedade, são pessoas que não se identificam com nenhuma das expressões de gênero, seja feminino ou masculino.


Em contrapartida, a sexualidade em si é um termo amplo, engloba desejo, afeto, sensações, prazeres e práticas sexuais. E mais especificamente tem a orientação sexual que é por quem o indivíduo se atrai emocional, afetivo e sexualmente. É um processo único e individual, e que apesar de durante muito tempo ter sido conhecido pelo senso comum como “opção sexual”, a orientação sexual não se trata nem de opção e nem de escolha.


As orientações mais conhecidas são heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade e pansexualidade.

Heterossexualidade: Pessoas que se atraem pelo sexo oposto(Homem e Mulher).

Homossexualidade: Pessoas que se atraem pelo mesmo sexo (Homem e Homem; Mulher e Mulher).

A bissexualidade e a pansexualidade são basicamente o mesmo termo, porém a bissexualidade reforça a ideia de binariedade entre homem versus mulher, não sendo inclusivo com as pessoas que não se identificam com nenhum desses gêneros (Não-Binários). Sendo assim, hoje se usa o termo pansexualidade a todo aquele que se relaciona com qualquer pessoa independente de seu gênero.


É importante entender que são duas situação diferentes, uma pessoa trans não necessariamente é homossexual, nem uma pessoa cisgenêra é sempre heterossexual, a orientação sexual independe da identidade de gênero e vice e versa. Um homem hetéro que se relaciona com uma Mulher trans continua sendo um homem hétero, pois a identidade de gênero da mulher não interfere em que o homem está se relacionando com alguém que se expressa com o gênero feminino.


Entende-se hoje que tanto a orientação sexual quanto a identidade de gênero não são escolhidas por ninguém, não há a possibilidade de modulação ou “cura”, inclusive o próprio Conselho Federal de Psicologia em seu código de ética repudia a possibilidade do profissional de trabalhar em tentativa de mudar essa condição do individuo, no DSM-V e CID-10 também já não é mais considerado as transexualidades e homossexualidade como psicopatologia, entende-se hoje que se trata apenas de uma variação de individuo pra individuo, sendo em qualquer dos casos completamente natural, podendo ser trabalhado apenas suporte emocional e desconstrução de crenças que causem dor e/ou sofrimento.


Autor:

Miguel Castilho - IG: @mi


guelcastilho96

Estagiário do Carreira Psi

Nosso Psi em Desenvolvimento está no 8º Período da graduação em Psicologia da Estácio-Ribeirão Preto e seu interesse de estudo é nos temas de Neurociências, Gênero e Sexualidade.


 





 

REFERÊNCIAS:

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 3a REGIÃO - BAHIA: Psicologia, Sexualidades e Identidade de Gênero: Guia de referências técnicas e teóricas. Disponível na Internet via correio eletrônico: https://www.crp03.org.br/wp-content/uploads/2019/01/CRP03-Cartilha-Psicologia-Sexualidades-e-Identidades-de-G%C3%AAnero-1.pdf . Salvador. 2018.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page