top of page

O que é Prática Baseada em Evidências?


A Prática Baseada em Evidências, ou PBE para os íntimos, é uma postura ética e epistêmica em que o que deve determinar a escolha de uma intervenção são as evidências e não a preferência pessoal do psicólogo ou a força de tradição daquela intervenção ou teoria.

Basicamente é a escolha daquilo que teria maior probabilidade de funcionar de acordo com dados empíricos.

No entanto, é muito importante ressaltar não se tratar de uma inspeção fria dos dados ou uma aplicação rígida de protocolos, desconsiderando a “subjetividade” do cliente.

Considerar a melhor evidência científica é apenas um primeiro passo, pois essas devem ser contextualizadas com as evidências obtidas no setting, por exemplo as preferências, características e contexto do paciente.

E, além disso, o profissional deve levar em consideração a sua expertise, ou seja, seu conhecimento de como aplicar.

E você, já conhecia a PBE? Conta pra gente nos comentários!

 

Autora: Beatriz Nunes

Estagiária do Carreira Psi

Nossa Psi em Desenvolvimento está no 7º Período da graduação em Psicologia da PUC-Rio e seu interesse de estudo é no tema de Vieses Cognitivos





 

REFERÊNCIAS:

Leonardi, J. L., Meyer, S. B. (2015). Prática baseada em evidências em psicologia e a história da busca pelas provas empíricas da eficácia das psicoterapias. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(4), 1139-1156. https://doi.org/10.1590/1982-3703001552014


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page