top of page

10 Práticas de autocuidado

Olá!

Hoje eu vou compartilhar com você algumas práticas de autocuidado que te ajudarão a melhorar sua qualidade de vida, tanto na sua vida pessoal quanto na profissional. É bem simples, olha só:


1) Tente praticar o hábito de leitura. Inicie lendo algo que goste e que não seja uma obrigação por pelo menos 10 minutos.


2) Escolha um momento do dia para ficar longe de telas, de preferência o período da noite antes de dormir. Quando reduzimos a luminosidade, o organismo produz a melatonina, um hormônio que prepara o cérebro para dormir. (Sim, isso inclui o celular! Seu sono vai te agradecer.)


3) Cuide do seu espaço com carinho. Sabe por quê? O espaço ao nosso redor é uma extensão do nosso interior. Quando ambiente ao nosso redor está em ordem nos sentimos bem, nossos pensamentos também ficam melhor organizados.


4) Seu corpo precisa e merece seu cuidado. Beba água, se alimente com consciência, pratique exercícios físicos e fique no sol por alguns minutos (Mas atenção evite se expor entre às 10h e às 16h)


5) Crie uma rotina. O ser humano adora rotina, tenha horários definidos para acordar e dormir, se alimentar e fazer as outras atividades diárias. E mais do que isso, crie uma rotina que te dê prazer e te motive, inclua pequenos momentos de prazer nela.


6) Siga pessoas que te motive. Não podemos deixar as redes sociais de fora, os conteúdos que seguimos influenciam muito no nosso humor. Siga aqueles que te fazem bem e feliz.


7) Mas também reserve momentos para quebrar a rotina também. Assista um filme ou uma série, faça aquele passeio que te faz se sentir livre, cante, dance, pinte, escreva, faça algo que você goste. A vida vai muito além das obrigações.


8) Valorize momentos consigo sem uma finalidade específica. Tenha consciência de si, atente-se ao seu corpo e como vocês se comunicam.


9) Medite,







8 - Faça terapia! Essas são apenas algumas práticas que podem ser incluídas para melhorar sua qualidade de vida e um psicólogo vai te ajudar a identificar quais comportamentos estão te prejudicando e mostrar como você pode melhorar para que sinta prazer em viver todos os dias.


Fácil né? Espero que isso te ajude muito!

Ainda não faz terapia e ficou interessado em dar esse passo? Clica aqui e agende.

Compartilhe esse post com aquela pessoa que precisa, vai ajudar ela também.


Referências Bibliográficas

COELHO, Anna Claudia Martins et al. ATIVIDADES DE AUTOCUIDADO E SUAS RELAÇÕES COM CONTROLE METABÓLICO E CLÍNICO DAS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v24n3/pt_0104-0707-tce-2015000660014.pdf


SILVA, Irene de Jesus et al. Cuidado, autocuidado e cuidado de si: uma compreensão paradigmática para o cuidado de enfermagem. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n3/a28v43n3.pdf


BUB, Maria Bettina Camargo et al. A NOÇÃO DE CUIDADO DE SI MESMO E O CONCEITO DE AUTOCUIDADO NA ENFERMAGEM. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/tce/v15nspe/v15nspea18.pdf






87 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page