top of page

Será que estou em um relacionamento saudável?

Foto do escritor: Laura SengèsLaura Sengès

Oláá, como vocês estão?

Vamos começar esse post batendo um papo sobre alguns sinais de que você está em um relacionamento saudável. Confesso que ao iniciar a escrita me gerou um estranhamento inesperado. Hoje em dia falamos muito sobre relacionamentos tóxicos e abusivos (e que bom!) e, talvez, tenha ficado mais fácil pensar no que não é saudável.


Por isso, quero trazer esse post como uma reflexão pra você...


Já chegamos a uma conclusão aqui e concordamos que, não existe uma única configuração de relacionamento, logo, não existe uma única forma do que é saudável. Mas podemos concordar também que, uma relação deve promover o bem-estar de todas as partes envolvidas. E o que seria promoção de bem-estar pra você?


Existem algumas coisas básicas pra auxiliar nesse processo de bem-estar, como o diálogo, respeito, carinho, confiança, atenção e apoio. Uma relação com confiança, autonomia e liberdade para ser quem se é. Esses fatores são os pilares para sustentar uma relação saudável, claro que, seria uma ilusão pensar que os desentendimentos e problemas deixariam de existir, mas estar em uma relação é lidar com o diferente (e eu acredito que isso possa ser bom, mas exige muita comunicação).


Em relacionamentos saudáveis, aceita-se as diferenças e os conflitos são solucionados através de uma comunicação eficaz. Como falamos em posts anteriores (ver o post sobre como resolver conflitos), esse tipo de diálogo concede abertura para que o outro fale e seja escutado, criando uma maior conexão entre o casal.


Isso faz sentindo pra você?


Você tem buscado se conectar mais com a pessoa que você mesmo escolheu para ter esse relacionamento?


---

Laura Sengès – IG: @Laurasenges.psi

Psicóloga Clínica (CRP05/59459)

Mestra em Psicologia | Coordenadora do Carreira Psi

Linktree: linktr.ee/laurasenges.psi


Referências:

Gower, K., & Baldwin-White, A. (2021). Healthy Romantic Relationships: Attitudes and Perceptions of College Students. Violence and victims, 36(2), 272–291. https://doi.org/10.1891/VV-D-20-00001

 
 
 

Comments


RESPONSÁVEIS TÉCNICAS
Dehbora Scoralich (CRP05/56710)
Laura Sengès (CRP05/59459)

©2022-2024
Feito com ♥ para cuidar da sua saúde mental

bottom of page