top of page

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

O TEPT é caracterizado pelo desenvolvimento de sintomas após a exposição a eventos traumáticos, como situações de ameaça de morte, lesões graves ou violência sexual. Esses eventos podem incluir acidentes graves, desastres naturais, sequestros, tortura, roubos, estupro, entre outros. A exposição ao trauma pode ocorrer de várias formas: vivenciando o evento diretamente, testemunhando-o, sabendo que ocorreu com alguém próximo ou sendo exposto repetidamente a detalhes do trauma (como socorristas).


Os sintomas costumam aparecer após pelo menos um mês do evento traumático. De acordo com o DSM-5-TR, os principais sintomas incluem:


  • Sintomas intrusivos: lembranças recorrentes e involuntárias, pesadelos, flashbacks, e sofrimento e/ou reações fisiológicas intensas ante a exposição a sinais internos ou externos que simbolizem ou se assemelhem a algum aspecto do evento traumático.

  • Evitação persistente: evitar pensamentos, sentimentos, lugares ou pessoas relacionadas ao evento.

  • Alterações no humor e na cognição: sentimentos negativos, dificuldade de lembrar detalhes do trauma ou perda de interesse em atividades antes apreciadas.

  • Mudanças na reatividade: hipervigilância, dificuldade para dormir, irritabilidade, comportamento imprudente ou autodestrutivo.


Os sintomas do TEPT são apresentados com uma intensidade e frequência específica, além de estarem acompanhados de sofrimento clinicamente significativo. O principal benefício em buscar ajuda psicológica é a diminuição dos sintomas que podem impedir que o indivíduo realize suas atividades e viva de acordo com os seus valores e objetivos. Uma das terapias disponíveis para o tratamento de TEPT é a Terapia de Exposição Narrativa (NET)

A NET é uma terapia breve, baseada em evidências e que utiliza componentes da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e da Terapia de Testemunho elaborada no Chile. A NET se refere ao TEPT como um transtorno de memória. Os elementos desta terapia envolvem psicoeducação; uma revisitação dos eventos traumáticos (exposição); reconstrução da memória autobiográfica feita de forma cronológica, para integrar as respostas sensoriais, emotivas, cognitivas e fisiológicas ao tempo, espaço e contexto de vida em que se originou os sintomas do transtorno mas também incorporando os eventos positivos importantes. A NET também conta com três recursos importantes: uma corda, que simboliza a linha da vida; flores, de variados tamanhos e que simbolizam os principais eventos positivos e pedras, de variados tamanhos e que simbolizam os principais eventos negativos e traumas. Essa abordagem ajuda a reorganizar a memória do trauma e a inserir eventos positivos no contexto de vida do paciente


Texto elaborado por: Leticia Gonçalves de Paiva - leticiagpaivaa

Estagiária do Projeto Lótus

Graduanda em Psicologia pela UNICSUL, 7° período.

Principais interesses de estudo: Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Ansiedade social, Regulação emocional, Obesidade e Emagrecimento, transtornos alimentares e Relacionamentos.


REFERÊNCIAS

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5-TR. 5. ed., texto revisado. Porto Alegre: Artmed, 2023.


SCHAUER, Maggie; NEUNER, Frank; ELBERT, Thomas. Terapia de Exposição Narrativa (NET): Um Tratamento Breve para Transtornos de Estresse Traumático. 1. ed. Tradução de Cecília Bartalotti. São Paulo: Hogrefe, 2021.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page